Câncer de próstata com Cirurgia Robótica
A próstata é um órgão que faz parte do sistema reprodutor masculino, o qual é responsável por armazenar e secretar um fluido incolor que constitui parte do sêmen. Estando entre os tumores mais frequentes na população masculina, o câncer de próstata pode ser identificado precocemente por meio de consultas regulares ao urologista e da realização do exame de toque retal, indicado para rastreamento a partir dos 50 anos.
O tratamento ideal para o câncer de próstata varia conforme o tipo de tumor, o estágio da doença, a idade do paciente além de outros fatores que precisam ser considerados e avaliados pelo médico responsável.
Entre os tratamentos mais modernos para o câncer de próstata, encontra-se a prostatectomia radical robótica. Este tipo de procedimento cirúrgico é realizado por meio de cirurgia robótica, com alto grau de precisão e segurança. Dr. Adolfo Henrique de Oliveira explica que normalmente a cirurgia é realizada com anestesia geral e a operação é minimamente invasiva, retirando a próstata por meio de pequenas incisões semelhantes a processos laparoscópicos. A grande diferença na cirurgia robótica é que o cirurgião opera um console conectado a quatro braços robóticos com alta precisão de movimentos, os quais que fornecem uma imagem ampliada tridimensional da cavidade abdominal.
A magnificação da imagem e a delicadeza dos instrumentos, aliadas ao treinamento do cirurgião, permitem a retirada da próstata de forma muito mais precisa, evitando a lesão de nervos responsáveis pela ereção e pelo controle do esfíncter urinário. Além de proporcionar um tratamento mais efetivo, a cirurgia robótica de próstata promove menos dor pós-operatória, menor tempo de hospitalização e menor risco de incontinência urinária e problemas de ereção.