Cirurgia Robótica
A cirurgia robótica teve seu início na década de 1990 com a criação do robô chamado Da Vinci®. Desde sua criação, esta tecnologia já passou por diversas transformações, apresentando-se hoje de forma muito mais sofisticada e eficiente.
Com o advento da cirurgia robótica minimamente invasiva foi possível desenvolver o tratamento para diversas patologias de forma muito mais prática, segura e com diversas vantagens para o paciente. Atualmente, este tipo de tecnologia é muito utilizado em tratamentos oncológicos, como o de câncer de próstata, de bexiga, de rim, além de outros procedimentos de alta complexidade.
Entre as vantagens da cirurgia robótica é possível destacar a redução da dor e do desconforto no pós-operatório, uma menor quantidade de perdas sanguíneas durante o procedimento cirúrgico bem como um menor tempo de internação hospitalar. Além disso, também promove uma recuperação mais rápida, proporcionando ao paciente o retorno às atividades diárias mais precocemente.
É importante ressaltar que o robô não atua sozinho, todos os movimentos são precisamente controlados por um cirurgião altamente capacitado para manusear a máquina. Cada movimento apresenta sistemas de segurança de alta sensibilidade, proporcionando uma movimentação cirúrgica mais precisa, fluida e segura.