Hidrocele e varicocele
A varicocele consiste na dilatação das veias encontradas nos testículos, esta desordem é mais comum no lado esquerdo do escroto para a disposição das veias deste lado, apenas em cerca de 10% dos casos atinge o lado direito. Em boa parte dos casos a varicocele é assintomática, mas entre os principais sintomas estão a dor testicular e uma sensação de peso na bolsa escrotal, tais sintomas podem apresentar piora quando o paciente faz algum esforço prolongado. Isso acontece quando as válvulas nas veias ao longo do cordão espermático não funcionam corretamente, elevando a pressão sanguínea no local e provocando a dilatação das veias. O diagnóstico pode ser dado durante o exame físico, porém se os sinais não são aparentes o médico pode prescrever uma ultrassonografia escrotal.
Além da varicocele pode-se desenvolver ainda nos testículos a Hidrocele, que se refere a um acumulo de líquido ao redor do testículo, geralmente é benigno e pode se desenvolver antes mesmo do nascimento.
Nos fetos, os testículos ficam localizados no abdômen, em uma região chamada retroperitônio. Conforme seu crescimento, os testículos migram para baixo em direção ao saco escrotal, cada testículo, ao entrar no escroto, carrega algumas camadas de peritônio. Essas camadas contêm um líquido específico, que serve para lubrificar o testículo. O trajeto percorrido pelos testículos, do retroperitônio até o saco escrotal, se fecha com o passar do tempo. Quando isso não ocorre, uma quantidade maior de fluído tende a ser formada ao redor do testículo (proveniente da cavidade abdominal), formando, assim, uma hidrocele. As duas doenças podem ser tratadas com procedimentos não-invasivos ou através de cirurgia.
Para maiores informações, agende sua consulta com o Dr. Adolfo Henrique Oliveira no Dimension Office & Park na Barra da Tijuca.